Como estratégia de fortalecimento da cadeia produtiva da cajucultura no Estado, com direcionamento para a geração de emprego e renda, a região nordeste do Estado ganha três unidades de beneficiamento de castanha de caju, a serem inauguradas, hoje (14) pelo governador Jaques Wagner, que está em deslocamento para a Fazenda Lagoa Vermelha, no município de Cícero Dantas, onde estão instalada as unidades.
A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Cooperacaju – Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia, Sebrae, e governos Federal e Estadual, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA). As unidades estão previstas em um projeto que vislumbra a criação de oito fábricas, na Bahia, sendo que, as três primeiras, estão instaladas nos municípios de Cícero Dantas, Olindina e Banzaê.
Com produção estimada em 20 mil toneladas de castanha e 100 mil toneladas de pedúnculo, os municípios de Cipó, Nova Soure, Olindina, Ribeira do Pombal, Itapicurú, Ribeira do Amparo, Tucano, Banzaê, Cícero Dantas, Fátima, Antas, Novo Triunfo, Sitio do Quinto, Fátima, Água Fria, Biritinga, Lamarão, Heliópolis, Sátiro Dias, Euclides da Cunha e Quijingue, juntos, representam a maior região produtora de caju, do estado da Bahia.
Nos últimos 12 anos, a EBDA tem colocado à disposição dos cajucultores mudas selecionadas dos principais materiais genéticos produzidos pela Embrapa Agroindústria Tropical, no Ceará, tendo inclusive lançado uma variedade genuinamente baiana, denominada BRS Bahia 12, com características de maior produtividade, tamanho de castanha, facilidade de descascamento e melhor qualidade das amêndoas.
Além disso, tem desenvolvido outras ações, a exemplo de assistência técnica continuada prestada aos produtores, e o trabalho de capacitação, com mais de dois mil beneficiários no programa de capacitação de cajucultores, realizado no Centro de Capacitação de Agricultores Familiares do Nordeste da Bahia (Centrenor), em Ribeira do Pombal.
sexta-feira, 14 de março de 2008
Inauguradas unidades de beneficiamento de castanha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário