Mais de 100 empresários conheceram o passo-a-passo para participar do processo de compras públicas do governo da Bahia durante o 2º Encontro com Fornecedores do Estado, realizado nesta sexta-feira (25), no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães. Promovido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o evento esclareceu o público a respeito das regras utilizadas nas licitações, além de capacitar os fornecedores para participar das compras públicas, conferindo transparência às relações entre as comissões de licitação e as empresas.
O coordenador geral de Licitações da Saeb, Adriano Motta Gallo, destacou que o poder público é o maior cliente do país. Juntos, Estados e Municípios gastam em torno de R$ 120 bilhões por ano em aquisição de bens e serviços. Gallo abordou o tema Como licitar e contratar com a Administração Pública Estadual, explicando os critérios necessários para a participação em pregões eletrônicos. Nesta modalidade de licitação, uma sessão pública é realizada em uma sala virtual de chat na internet, que reúne as empresas interessadas em fazer negócio com o Estado. No espaço virtual, os participantes oferecem lances como num leilão reverso.
Os encontros com fornecedores foram criados para disseminar junto aos empresários os conhecimentos referentes a licitações para tornar as compras públicas ágeis, transparentes e competitivas. Os fornecedores também foram orientados sobre a utilização do site oficial de compras do Estado, o Comprasnet.ba (www.comprasnet.ba.gov.br). Nessa página da internet, qualquer pessoa pode acompanhar o andamento das licitações do Estado.
O próximo evento direcionado aos fornecedores acontecerá em junho, em uma parceria entre Saeb e Sebrae. O diferencial será a abordagem da Lei Complementar 123/07, que incentiva as micro e pequenas empresas a participarem das licitações do governo estadual.
Fornecedor de serviços e materiais de informática a órgãos da administração estadual há dois anos, o empresário Carlos Henrique Silva acredita no potencial dos encontros. Segundo ele, a iniciativa é importante para que as informações sobre compras sejam mais acessíveis e para que haja transparência nas relações entre contratante e contratado.
Já Neandro Santiago, outro participante do encontro, acaba de abrir sua empresa e já pensa em fornecer ao Estado. “Aprendi mais sobre o funcionamento do processo de compras públicas e conheci exemplos práticos de outras empresas”, contou. A consultora Cátia Garavaglia também não tem experiência na prestação de serviços ao Governo do Estado. Para ela, participar do encontro foi fundamental para perceber o interesse do governo em estabelecer relações transparentes entre as partes e compartilhar conhecimento.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Empresários são orientados sobre como fornecer ao Estado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário