segunda-feira, 5 de maio de 2008

Vendas da indústria crescem 7,6% no trimestre e registram a maior alta em 5 anos

As vendas da indústria brasileira cresceram 7,6% no primeiro trimestre de 2008, em relação a intervalo equivalente do ano passado. Foi a maior taxa de expansão, para um primeiro trimestre, nos últimos cinco anos.Os números foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira. O levantamento abrange 12 Estados e considera grandes e médias empresas.Em março, houve um crescimento de 1,7% nas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com fevereiro, foi registrada uma queda de 0,5%, no cálculo com ajuste sazonal, e crescimento de 8,7% na série sem ajuste."Os indicadores industriais referentes a março consolidam o primeiro trimestre de 2008 como o período de maior crescimento dos últimos 5 anos --na comparação com o 4o trimestre do ano anterior-- no que se refere a faturamento, horas trabalhadas e emprego", afirmou a CNI em nota.
O recuo verificado de fevereiro para março na série com ajuste "não deve ser considerado como quebra da tendência do bom desempenho da indústria", diz o comunicado. É mais provável que seja "um movimento de acomodação após crescimento por sete meses consecutivos --no caso do faturamento-- e três meses seguidos --no caso de horas trabalhadas-- ambos na comparação com o mês anterior", afirma a CNI.As horas trabalhadas tiveram queda de 0,3 por cento em março sobre fevereiro. O uso da capacidade instalada fechou março em 83,1 por cento, frente a 83,0 por cento em fevereiro.
"A intensificação da atividade industrial no início de 2008, sem resultar do acréscimo do nível de utilização da capacidade, indica ampliação da capacidade produtiva", acrescentou a CNI.

Uol

Nenhum comentário: