O IBGE anunciou que as vendas do comércio varejista cresceram 11,8% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2007. Foi o melhor mês de janeiro para o comércio desde que o IBGE começou a realizar a Pesquisa Mensal de Comércio, em 2001.
As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceram 24,7%. Essa categoria é composta basicamente por computador e telefonia celular.
O gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, disse em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada (http://conversa-afiada.ig.com.br/), que o computador já se tornou um eletrodoméstico para as famílias brasileiras.
Reinaldo Pereira destacou o consumo, por exemplo, das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Ele disse que essas famílias já compram eletrodomésticos porque superaram o principal problema que tinham, que era a carência de alimentos.
Outra categoria que apresentou alta nas vendas foi a de veículos, motos, partes e peças, que apresentou crescimento de 21%. Reinaldo Pereira disse que os recordes de produção e venda da indústria automobilística são reflexo do bom momento da economia.
"Moto passa a ser um veículo muito importante. Além de ter um preço mais acessível, além de ter um crédito para compra das motos, ela também é um meio de transporte importante nas grandes cidades porque evita, de alguma forma, os engarrafamentos", disse Pereira.
Segundo Reinaldo Pereira o crescimento das vendas do comércio varejista se deve a seis fatores: crescimento do rendimento médio do trabalhador brasileiro, controle da inflação, aumento da renda real, aumento do crédito (alongamento dos prazos), taxa de juros em queda e taxa de desemprego também em queda.
"A partir do momento que você tem um aumento de renda real e você tem um aumento do trabalho, principalmente com carteira assinada, e você tem essa estabilidade econômica, tudo isso leva as famílias a um consumo maior", disse Pereira.
terça-feira, 18 de março de 2008
Computador já se tornou eletrodoméstico para famílias brasileiras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário