quarta-feira, 5 de março de 2008

Governo vai recuperar 145,6 km da rodovia BA 210

Dentro de 90 dias, o Governo do Estado deverá concluir a recuperação de 145,6 quilômetros da BA 210, entre os municípios de Sobradinho e Sento Sé. Esse trecho vai receber regularização das pistas e operação Tapa-buracos com Massa (TBM) e a obra vai beneficiar mais de 370 mil habitantes de parte da região do Baixo Médio São Francisco.
As intervenções serão efetuadas pela 9ª Residência de Manutenção do Derba, localizada em Casa Nova. A unidade vai atuar no trecho com máquinas do próprio órgão e da patrulha mecanizada adquirida pela Seinfra, em convênio com Ministério da Integração Nacional – através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Serão utilizados sete equipamentos, sendo uma usina de massa a frio, uma motoniveladora, um trator de esteira, uma carregadeira frontal, um rolo compactador, um caminhão-pipa e uma caminhonete F-4000. Dez operários formam a frente de trabalho. A prefeitura de Sento Sé, através de uma parceria com o Derba, também disponibilizou duas caçambas e oito operários para reforçar a equipe.
Ainda na BA 210, trecho Juazeiro/Curaçá (89,6 km de extensão), o Derba vai concluir as intervenções realizadas, quando foram recuperados 80 km da via. Os serviços complementares dos quase dez quilômetros restantes, bem como os dois acessos à cidade de Curaçá, têm prazo de conclusão previsto para o final de março.
O secretário de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, ressalta que, mesmo antes dos pedidos de empresas da região para o melhoramento da rodovia, a BA 210 sempre esteve entre as prioridades da Seinfra. “Nossa atuação independe da pressão de indústrias instaladas no local. O nosso compromisso é oferecer condições seguras de tráfego à população e, conseqüentemente, ao transporte de produtos dessas empresas”, disse, referindo-se à solicitação enviada pela Frutimag – produtora de uvas com sede em Sento Sé – ao Poder Público Estadual.
As intervenções na BA 210 se estendem também ao trecho entre Curaçá e Abaré (109,7 km de extensão), que passará por regularização da via, isto é, patrolamento e encascalhamento. Os serviços serão executados com outra patrulha mecanizada do Derba.
As estradas vicinais de Curaçá também serão contempladas por patrulha. O município realizou um convênio com o Derba, que colocou à disposição da cidade sete máquinas. Em contrapartida, a prefeitura cedeu três caminhões basculantes e apoio para a operação de patrolamento e encascalhamento das vias.
Todas essas intervenções irão beneficiar as populações de Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Juazeiro, Curaçá e Abaré, além de melhorar as condições do transporte de passageiros e o escoamento dos produtos agrícolas de exportação – como uva, melão e manga – e dos pescados do Rio São Francisco. Com com 586,6 km de extensão a BA 210 corta todo Norte do Estado e faz divisa com Pernambuco.

Nenhum comentário: