A taxa de escolarização de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos é superior a 95% em todas as regiões do país e a média nacional é de 97,6%. Foi o que revelou hoje (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), referente a dados de 2006.
“No Brasil, em 2006, apenas 2,4% das pessoas nesta faixa etária não estavam na escola, e em termos regionais, as diferenças não são tão marcantes”, destaca a pesquisa.
No levantamento por estado, o Acre registrou a menor taxa referente às crianças do ensino fundamental (94%). Os melhores índices foram alcançados por Santa Catarina (99,0%), São Paulo (98,8%) e Distrito Federal (98,7%).
Todos os indicadores de freqüência subiram em relação à pesquisa realizada em 2004. Mas, em relação ao ensino médio, a evasão ainda é alta, por exemplo, na região Norte (20,9%).
O crescimento mais significativo da taxa de escolarização foi registrado entre as crianças de 4 a 6 anos, em idade de cursar o nível pré-escolar. A melhora nesse quesito foi de 5,5 pontos percentuais.
A pesquisa também aponta que, entre os estudantes com até 17 anos de idade, a escolarização feminina supera a masculina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário