quarta-feira, 30 de abril de 2008

Lula: Brasileiros nunca tiveram tantos motivos para comemorar Dia do Trabalhador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (30) que os brasileiros têm nunca tiveram tantos motivos para comemorar o Dia do Trabalho, festejado em 1º de Maio. Ele citou os acordos salariais acima da inflação, ampliação crescente dos empregos com carteira assinada e a valorização do salário mínimo.
“Nós temos muitos meses consecutivos de crescimento na geração de emprego e nós temos vários anos de crescimento da massa salarial. Nós temos os trabalhadores fazendo acordos salariais bem acima da inflação, o salário mínimo tem crescido como nunca cresceu em outros tempos, o trabalhador está vendo a economia crescer”, afirmou, após cerimônia no Palácio do Planalto.
O presidente disse esperar que os próximos anos sejam ainda melhores. "Eu fui dirigente sindical de 1969 até 1980 e acompanhei o movimento sindical de 80 até agora. Eu acho que o movimento sindical nunca teve um primeiro de maio tão importante quanto o 1º de maio que eles estão tendo em 2008. Eu espero que 2009 seja melhor, 2010 melhor e 2011 muito melhor", disse.
Depois, dirigindo-se aos jornalistas, completou: "É isso que eu desejo também para vocês".

Lembranças

Na cerimônia de lançamento da nova carteira de trabalho (que será eletrônica) e do Cartão de Identidade do Trabalhador, Lula lembrou dos tempos em que era orgulho ter um documento comprovando ser trabalhador.
Segundo ele, quando jovem, o sonho era ter uma carteira de trabalho e poder mostrar aos policiais que era trabalhador e com mais de 18 anos.
“Antigamente, mostrar carteira de trabalho era um quesito extremamente importante. Eu lembro que antes de completar 18 anos, não podia ficar em bar. No dia que eu tirei minha carteira profissional fiquei no bar esperando a polícia chegar. Aí com muito orgulho tirei minha carteira profissional”, contou o pre
sidente, arrancando gargalhadas da platéia.
Lula disse ainda vários trabalhadores acabam ficando com a carteira "acabadinha" porque elas são colocadas no bolso e levadas para cada busca por novo trabalho. Ao receber o novo modelo, o presidente colocou o documento no bolso interno do paletó.

Com agências

Nenhum comentário: